
Igreja do Bonfim
Primeiramente, a Basílica de Nosso Senhor do Bonfim é uma das igrejas católicas mais antigas de Salvador, venerando o Senhor do Bonfim, guardião dos habitantes da Bahia e ícone das crenças religiosas neste estado. A adoração ao Nosso Senhor do Bonfim remonta à influência portuguesa, fortificada pelos compromissos assumidos por Dom João V ao contemplar a representação do Senhor do Bonfim, visando a restauração da saúde de seu pai, o monarca Dom Pedro II.
Amarrar uma pequena fita do Senhor do Bonfim no icônico gradil multicolorido da Igreja é uma tradição tanto para os baianos quanto para os visitantes que exploram o santuário católico situado na Sagrada Colina. Além disso, a Igreja do Bonfim figura entre as mais tradicionais da cidade, exibindo uma arquitetura neoclássica e uma fachada ornamentada no estilo rococó. A propósito, é um ponto de parada imperdível para aqueles que estão desfrutando de Salvador. Por fim, o interior da igreja abriga um museu com uma diversidade de objetos interessantes. Nos arredores, também é possível aproveitar a oportunidade de explorar uma feira de artesanato.

Sobre a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Além de uma infinidade de objetos repletos de histórias curiosas, você também tem a chance de enxergar a igreja de uma perspectiva única a partir de uma vista elevada. As sacadas internas proporcionam uma visão abrangente de todo o comprimento da igreja, desde a entrada até o altar. Além disso, você pode apreciar de perto o órgão original de fabricação francesa, o qual foi generosamente doado à Igreja em 1854 por Feliciana Maria de Britto Lopes Alves. Este instrumento, minuciosamente restaurado por Daniel Rigatto, é composto por flautas, metais e tubos, erguendo-se a uma altura de 4,3 metros e com uma largura de 2,24 metros. Com 290 tubos, ele representa uma das poucas peças desse modelo na Bahia.
A construção da igreja ocorreu entre os anos de 1746 e 1754, com o propósito de abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, trazida de Lisboa em 1745. A fachada adota um estilo rococó, ornada com azulejos portugueses do século 19. O interior, por sua vez, ostenta uma decoração neoclássica, notabilizando-se a pintura que cobre o teto da nave, bem como os painéis presentes na sacristia e nos corredores laterais.
Além disso, a Igreja do Senhor do Bonfim é renomada por sediar uma das festividades mais emblemáticas de Salvador: a lavagem do Bonfim.
Por fim, a celebração religiosa e cultural mais significativa da Bahia é realizada anualmente na segunda quinta-feira de janeiro. Os festejos têm início com um desfile de baianas do candomblé, acompanhado pelo som de batuques e cânticos de origem africana. Ao final do percurso, essas baianas derramam água perfumada nos degraus e na área externa da Igreja do Bonfim. Centenas de pessoas participam desse desfile.
Dicas de visitação
Horários de funcionamento:
Segunda-Feira: 08:30 as 18:00
Terça-Feira: 06:30 as 18:00
Quarta-Feira: 06:30 as 18:00
Quinta-Feira: 06:30 as 18:00
Sexta-Feira: 05:30 as 18:00
Sábado: 06:30 as 18:00
Domingo: 05:30 as 18:00
Para mais informações, você pode clicar aqui.
Além disso, não deixe de ler esta matéria com dicas de passeios que você pode fazer em Salvador para aproveitar ao máximo a sua visita.
Localização
A Igreja do Bonfim fica localizada no Largo do Bonfim, s/n – Bonfim, Salvador – BA
Encontre o melhor hotel em Salvador
Veja quais são os melhores hotéis em Salvador e sua localização próxima a Igreja do Bonfim:
Booking.comPor fim, veja essa nossa matéria com várias dicas úteis para alugar um carro em Salvador e também este Comparador de aluguel de carros.

Dicas para curtir com segurança em Salvador
Você pode gostar

Zoológico de Salvador
agosto 26, 2023
As atrações do São João em Salvador
junho 9, 2023
2 Comentários
Pingback:
Pingback: