Fachada da Casa do Rio Vermelho
Passeios

Casa do Rio Vermelho

 

Informações sobre a Casa do Rio Vermelho

Jorge Amado
Jorge Amado na Casa do Rio Vermelho

Em primeiro lugar,  A Casa do Rio Vermelho, também conhecida como Casa de Jorge Amado, é a residência onde o renomado casal de escritores baianos Jorge Amado e Zélia Gattai viveu. Adquirida em 1960, a casa, localizada no bairro do Rio Vermelho, Rua Alagoinhas, em Salvador, Bahia, tornou-se rapidamente um ponto de encontro para artistas, intelectuais e ativistas políticos. Além disso, figuras como Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Sartre e Simone de Beauvoir foram recebidas lá.

Após o fechamento da casa em 2003, quando Zélia se mudou para outro local, permaneceu fechada até que, em 2014, a Prefeitura de Salvador apresentou um projeto para transformá-la em um memorial aberto à visitação. Um termo de cessão por dez anos da residência foi assinado entre as partes envolvidas. Desde então a casa tem sido uma referência turística, concretizando o desejo de Jorge Amado de se tornar um centro vivo e atuante.

O que tem na Casa do Rio Vermelho: objetos pessoais, visita guiada, lojinha e biblioteca

Porta da sala Casa do Rio Vermelho
Porta de madeira vazada projetada por Carybé, na Casa do Rio Vermelho. Uma obra de arte funcional que permite a circulação de ar e a entrada de luz, encantando os visitantes.

Antes de mais nada, é importante dizer que o Memorial A Casa do Rio Vermelho abrange aproximadamente dois mil metros quadrados, incluindo o jardim onde as cinzas de Jorge Amado e Zélia Gattai estão depositadas. Durante os 40 anos em que viveram na casa, o casal acumulou uma impressionante coleção de obras de arte, que ainda decoram as diversas paredes da residência.

Os ambientes da casa mantêm suas características originais, e cada sala apresenta projeções abordando diferentes aspectos da vida dos artistas. Igualmente, o memorial oferece aos visitantes mais de 30 horas de vídeos, projeções e áudios que exploram a vida e a obra do casal. Além disso, há objetos pessoais, uma biblioteca, uma lojinha e visitas guiadas.
O acervo do memorial guarda documentos significativos, como cartas trocadas por Jorge Amado e Zélia Gattai com personalidades nacionais e internacionais, que os visitantes podem ler e apreciar. Na “Sala de Leitura”, ao lado da biblioteca, as pessoas podem assistir a leituras das obras de Jorge Amado feitas por celebridades, que são exibidas em 41 vídeos em uma tela de cinema.
Nesse interim, dividiram a casa em vários espaços para proporcionar uma experiência mais didática e imersiva na intimidade desses dois grandes nomes da literatura. Além disso, guias capacitados acompanham os visitantes pelos cômodos, fornecendo orientações e informações ao longo do percurso.

Como chegar na Casa de Jorge Amado


O Memorial A Casa do Rio Vermelho está localizada na Rua Alagoinhas, 33, Rio Vermelho. Funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com a última entrada permitida até às 17h. Os ingressos têm valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Moradores da cidade de Salvador têm direito à meia-entrada mediante comprovante de residência, e às quartas-feiras a entrada é gratuita para todos.
Por outro lado, é importante observar que o memorial não abre nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, nem no dia 10 de janeiro. Também não abre durante a semana do Carnaval.
Para mais informações, é possível entrar em contato pelos números (71) 99626-1036 ou (71) 3104-465

Por fim, quando estiver em Salvador, não deixe de aproveitar para conhecer o Pelourinho!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *