Três passeios para fazer em Salvador
Salvador, capital do estado da Bahia, é uma cidade rica em cultura, história e belezas naturais. Com seus casarões coloniais, igrejas barrocas e praias de tirar o fôlego, é um destino imperdível para quem visita o Brasil. Dito isso, se você está planejando uma viagem para Salvador, confira abaixo três sugestões de passeios para explorar o melhor que a cidade tem a oferecer.
Passeie pelas ruas do Pelourinho
O Pelourinho é um bairro histórico localizado no Centro Histórico de Salvador, capital do estado da Bahia, no Brasil. É um dos lugares mais visitados e fotografados da cidade, devido às suas ruas de paralelepípedos, casas coloridas e igrejas barrocas. Além disso, o bairro abriga uma grande quantidade de museus, restaurantes, bares, lojas de artesanato, galerias de arte e espaços culturais.
O Pelourinho tem uma história rica e variada. Durante a época colonial, o bairro era o centro do comércio de escravos da Bahia. Foi lá onde muitos escravos foram vendidos e transportados para outras partes do mundo. Nesse sentido, o nome “Pelourinho” se refere a uma coluna de pedra usada para punir escravos e criminosos, que ficava localizada na Praça da Sé, no centro do bairro.
Além disso, o Pelourinho é conhecido por sua animada vida noturna, com muitos bares e restaurantes que oferecem música ao vivo, dança e comida típica da Bahia, como acarajé, vatapá e caruru. Por fim, a cada ano, o bairro recebe uma série de eventos culturais, como o Festival de Verão de Salvador, a Lavagem do Bonfim e o Carnaval de Salvador, que atraem turistas de todo o mundo.
Por fim, você pode ver mais dicas sobre o Pelourinho aqui.
Desça o Elevador Lacerda
O Elevador Lacerda é um dos principais cartões-postais de Salvador e um importante ponto turístico da cidade. Inaugurado em 1873, ele foi construído para ligar a cidade alta, onde se encontravam os bairros aristocráticos e o comércio, à cidade baixa, onde se localizavam o porto e os bairros populares. Com 72 metros de altura, é considerado um dos maiores elevadores do mundo. É um exemplo de arquitetura e engenharia da época em que foi construído.
Além disso, o Elevador Lacerda é um meio de transporte que facilita a vida dos soteropolitanos e turistas. Com ele, é possível se deslocar entre a cidade alta e a cidade baixa. Do alto, é possível ter uma vista panorâmica incrível da cidade, que se estende desde o Porto de Salvador até o Forte de São Marcelo. Para quem deseja conhecer a história e a cultura da Bahia, uma visita ao Elevador Lacerda é imprescindível. Além disso, é um excelente lugar para tirar fotos e apreciar a vista.
Passeie pelo Farol da Barra
O Farol da Barra é outro importante ponto turístico de Salvador e um dos mais antigos faróis do Brasil. Construído em 1839, ele está localizado na ponta de um promontório rochoso na entrada da Baía de Todos os Santos, e sua construção ajudou na orientação dos navios que chegavam ao porto de Salvador.
Com 22 metros de altura, o Farol é um marco importante para a navegação na região, sendo equipado com modernos equipamentos de orientação e sinalização náutica. Além disso, ele é cercado por uma área verde bastante agradável, onde você pode caminhar, relaxar e apreciar a vista do mar. Definitivamente, aproveite também para ver o incrível pôr do sol no gramado do Farol.
Atualmente, o Farol da Barra abriga um museu náutico, onde você pode aprender sobre a história da navegação na região e ver objetos e equipamentos utilizados na época. Há também uma galeria de arte, com obras de artistas locais e nacionais, e um café, com vista incrível do mar e arredores do farol. Sem dúvida, uma visita ao Farol da Barra é uma experiência enriquecedora e imperdível para quem visita Salvador.
3 Comentários
Pingback:
Pingback:
Pingback: